João Neto

João Neto

 

Visitantes desta página:


Escrevo-vos a partir deste nosso ponto de encontro, para dar notícias, para dar testemunho de outros tempos.

Sou filho do enfermeiro Timóteo que esteve muitos anos na Gabela e depois em Nova Lisboa.
Enquanto aí estive, estudei e terminei o curso de Montadores Electricistas na Escola Industrial D. António Barroso, em 1968.
Os meus colegas de curso, Carvalho, Acácio, Óscar, Santos, etc, etc, lembrar-se-ão seguramente de mim.

Em 11 Janeiro de 1969, fui para tropa colonial onde permaneci até 25 de de Janeiro de 1972. Em Março do mesmo ano em concurso público, consigo emprego na Junta Provincial de Electrificação e fui colocado em Porto Alexandre, hoje Tômbua, sendo depois transferido para Vila Artur de Paiva, hoje Kuvango. Posto lá, apareceu um chefe de feitio igual aquele que o Luis Fernandes recorda quando brincavámos aos cowbois com isqueiro em formato de pistola, que me ameaçava por causa da cor da pele, porque lhe fazia confusão eu todo franzino, miúdo preto já com aquele nível de escolaridade.

Fui mesmo obrigado a demitir-me. Mas também não parei. Como tinha concurrido para o Registo Civil, comecei logo a trabalhar meses depois. Em 1976 largo o Registo Civil por força de uma bolsa de estudos da Secretaria do Estado da Ordem Interna, hoje Ministério do Interior (homólogo do MAI) vou para Havana-Cuba estudar telecomunicações. Hoje em dia, trabalho na Direção Nacional de Comunicações do Comando Geral da Polícia, onde sou o diretor adjunto, com a patente de Superintendente-Chefe.
Costumo ir passar férias a Braga, no norte de Portugal, por onde ando como se estivesse em Luanda.

Quero ainda e também recordar e partilhar mais coisas boas.

É por isso que aqui quero lembrar o mestre Magalhães, professor de Tecnologia de Electricidade na Escola Industrial D. António Barroso, da Gabela e também instrutor de aeromodelismo da Mocidade Portuguesa, uma jóia de pessoa e a quem devemos os êxitos obtidos.
Esta modalidade só se praticava em dois Centros da Mocidade Portuguesa, Gabela e Luanda e em ambos foi o Mestre Magalhães o iniciador da actividade.

Em 1966 fomos disputar o Campeonato Provincial de Aeromodelismo em Sá da Bandeira, hoje Lubango e a nossa delegação na disciplina de planadores classificou-se com o 1º, 2º e 3º lugares, também eu me tendo classificado.

Como prémio fomos ao Acampamento Nacional da Mocidade Portuguesa, realizado em Lisboa numa quinta próxima do Estádio José de Alvalade. Tivémos o privilégio de assistir à inauguração da Ponte sobre o Rio Tejo, hoje 25 de Abril, efectuada por António José de Oliveira Salazar.

As fotografias colocadas em rodapé dão testemunho da nossa vivência saudável e fraterna. Quem tiver mais fotos pode enriquecer ainda mais este nosso album de lembranças.

Tchau......João Neto

Nota -: O Carvalho mencionado acima e que também consta das fotos, António Rodrigues de Carvalho, faleceu entretanto a 25 de Julho de 2009. À família enlutada e aos amigos que deixarão de o ver e confraternizar nos nossos convívios anuais, os sentidos pêsames.